Opa pessoal!A equipe ATB vem hoje com mais um post, agora voltado para a
influência das diversas mídias e tecnologias na educação.
Queremos esclarecer as vantagens e desvantagens do uso de tais
tecnologias, tal como a grande resistência que alguns tem em adotar
tais tecnologias no ambiente escolar e até familiar. Para os alunos
o que deve ser feito para gerar maior incentivo escolar relacionando
o estudo com tecnologia? Confira:
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Como
falamos varias vezes as áreas tecnológicas são umas das que mais
crescem nos dias atuais, por causa de sua relação com praticamente
todas as áreas que atuam hoje. A popularidade da internet deu-se
praticamente da “noite para o dia “ em comparação com o rádio,
TV e telefones celulares, fazendo com que as gerações Y e Z se
adaptassem mais facilmente que as gerações anteriores, “criando
uma espécie de vácuo” entre elas, mudando e influenciando
drasticamente suas formas de vida e de ver o mundo. Assim muitos dos
avós e até pais de hoje tem certa resistência a acompanhar as
diversas mudanças que o mundo esta submetido hoje, fazendo com que
os netos ou filhos, que certamente conseguiram maior facilidade
nisso, tenham que lhes ensinar, e isso criou um tipo de choque, onde
muitos pais sentem a mudança dos papeis de ensino a partir da
adolescência dos filhos. Isso ocorre devido a grande quantidade de
informação contida na internet, sua disponibilidade fácil, grande
meio de socialização, mobilidade, agilidade e acima de tudo
abrangência de conteúdo, sendo possível hoje encontrar
praticamente tudo por meio dela. A resistência de pais, avós entre
computadores vem porque na realidade de sua época “não rodava num
mundo virtual”, sendo muito diferentes suas formas de socialização,
estudo, diversão e simplesmente por não conseguirem associar isso a
sua realidade, fazendo com alguns pensem que são apenas meios de
diversão para jovens. Muitos se sentem excluídos por essas formas
de tecnologias pois “foram as mesmas que substituirão vários
trabalhadores”, tendo uma espécie de preconceito em relação a
maquinas automatizadas.
Vantagens
e
Desvantagens
da
inserção
tecnológica
no
ensino:
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Vantagens:
A
grande
quantidade
de
conteúdo
da
internet
propicia
um
mundo
novo
para
aqueles
que
buscam
o
ensino,
pois
através
dela
você
tem
uma
grande
biblioteca
de
conteúdos
multimídia
abrangentes
em
diversas
áreas
(alguns
não
tão
confiáveis),
um
grande
suporte,
facilitando
a
comunicação
a
longas
distâncias
entre
diversos
profissionais
e
grandes
facilidades
em
serviços
de
educação
como
a
educação
a
distância.
Propicia
facilidade
e
ambientação
com
a
área
de
trabalho
que
o
estudante
mais
utiliza,
se
tornando
mais
produtivo
o
estudo
e
certamente
mais
interessante,
dai
a
importância
da
utilização
de
tecnologias
multimídia
nas
escolas.
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Desvantagens:
A
inserção
de
tecnologias
nas
instituições
de
ensino
hoje
é
vista
como
totalmente
necessária,
pois
é
visto
que
a
sociedade
está
evoluindo
e
o
ensino,
principalmente
em
escolas
públicas,
também
não
deve
ser
deixado
de
lado
nessa
inserção
tecnológica.
E
quando
citamos
inserção
tecnológica
não
estamos
apenas
falando
na
inclusão
de
laboratórios
de
informática
em
todas
as
escolas,
e
sim,
de
incluir
nas
próprias
salas
de
aula
a
tecnologia.
Por
exemplo,
uso
de
projetores
em
salas
de
aula,
disponibilidade
de
matéria
escolar
pela
internet,
uso
de
som
entre
outros.
Isso
propiciaria
aulas
mais
dinâmicas
e
interessantes,
onde
os
alunos
sentiriam
se
“em
casa”.
E
exatamente
esse
é
o
problema,
muitos
jovens
sabem
mais
sobre
computadores
que
os
próprios
professores,
isso acontece
devido
ao
problema
do
“vácuo
entre
as
gerações”
descrito
inicialmente,
assim
esse
tipo
de
aula
poderia
reverter
os
papeis
de
mestres
e
alunos,
gerando
desordem.
Pois
por
causa
dessa
grande
quantidade
de
dados
que
a
internet
propicia,
ela
pode
se
focar
no
que
o
aluno
desejar,
e
geralmente
acaba
levando
a
pessoa
a
vícios
como
uso
apenas
para
diversão
e
socialização,
dificultando
os
usuários
a
utilizarem
para
fins
educativos,
e
levando
estes
a
terem
que
continuar
a
utilizar
seus
livros
por
culpa
de
seus
vícios
virtuais.
A
resolução
seria
a
especialização
de
professores
nas
áreas
tecnológicas,
tendo
o
mesmo
nível
tecnológico
que
seus
alunos,
impondo
limites,
ou
seja,
viu
como
tudo
se
encaixa,
já
que
geralmente
os
professores
que
atuam
não
pertencem
às
gerações
atuais.
Também
a
especialização
dos
pais,
para
poderem
controlar
as
prioridades
que
os
filhos
têm
no
acesso
a
internet.
Agora
sabemos
o
porquê
da
alta
resistência
da
inserção
de
tecnologia
principalmente
em
escolas
públicas
onde
o
ensino
já
ficou
padronizado
nos
livros
e
quadro
negro.
Nossa equipe também
resolveu fazer uma enquete com os alunos do Vidal Ramos Júnior de
Lages sobre que tecnologias poderiam ser utilizadas nas salas de aula
para tornar o ensino mais produtivo, intuitivo e interessante:
- 24% Escolheram utilizar notebooks ou tablets
- 21% Escolheram utilizar quadros digitais
- 19% Escolheram ter internet gratuita dentro da sala de aula
- 15% Escolheram ter uma nova matéria que aborde informática
- 10% Escolheram utilizar data show ( projetor )
- 6% Escolheram utilizar tecnologia 3D para apresentações
- 5% Escolheram ter internet gratuita apenas nos dias programados
Agradecemos aos nossos colegas do Vidal Ramos Júnior - Lages por dividirem suas opiniões com agente, novamente a todos os leitores do blog e a toda a equipe de realizadores do desafio do conhecimento. Obrigado!
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