segunda-feira, 9 de julho de 2012

Matéria: MÍDIA E TECNOLOGIA X EDUCAÇÃO


      Opa pessoal!A equipe ATB vem hoje com mais um post, agora voltado para a influência das diversas mídias e tecnologias na educação. Queremos esclarecer as vantagens e desvantagens do uso de tais tecnologias, tal como a grande resistência que alguns tem em adotar tais tecnologias no ambiente escolar e até familiar. Para os alunos o que deve ser feito para gerar maior incentivo escolar relacionando o estudo com tecnologia? Confira:

        Como falamos varias vezes as áreas tecnológicas são umas das que mais crescem nos dias atuais, por causa de sua relação com praticamente todas as áreas que atuam hoje. A popularidade da internet deu-se praticamente da “noite para o dia “ em comparação com o rádio, TV e telefones celulares, fazendo com que as gerações Y e Z se adaptassem mais facilmente que as gerações anteriores, “criando uma espécie de vácuo” entre elas, mudando e influenciando drasticamente suas formas de vida e de ver o mundo. Assim muitos dos avós e até pais de hoje tem certa resistência a acompanhar as diversas mudanças que o mundo esta submetido hoje, fazendo com que os netos ou filhos, que certamente conseguiram maior facilidade nisso, tenham que lhes ensinar, e isso criou um tipo de choque, onde muitos pais sentem a mudança dos papeis de ensino a partir da adolescência dos filhos. Isso ocorre devido a grande quantidade de informação contida na internet, sua disponibilidade fácil, grande meio de socialização, mobilidade, agilidade e acima de tudo abrangência de conteúdo, sendo possível hoje encontrar praticamente tudo por meio dela. A resistência de pais, avós entre computadores vem porque na realidade de sua época “não rodava num mundo virtual”, sendo muito diferentes suas formas de socialização, estudo, diversão e simplesmente por não conseguirem associar isso a sua realidade, fazendo com alguns pensem que são apenas meios de diversão para jovens. Muitos se sentem excluídos por essas formas de tecnologias pois “foram as mesmas que substituirão vários trabalhadores”, tendo uma espécie de preconceito em relação a maquinas automatizadas.

Vantagens e Desvantagens da inserção tecnológica no ensino:


Vantagens:
        A grande quantidade de conteúdo da internet propicia um mundo novo para aqueles que buscam o ensino, pois através dela você tem uma grande biblioteca de conteúdos multimídia abrangentes em diversas áreas (alguns não tão confiáveis), um grande suporte, facilitando a comunicação a longas distâncias entre diversos profissionais e grandes facilidades em serviços de educação como a educação a distância. Propicia facilidade e ambientação com a área de trabalho que o estudante mais utiliza, se tornando mais produtivo o estudo e certamente mais interessante, dai a importância da utilização de tecnologias multimídia nas escolas.


Desvantagens:
        A inserção de tecnologias nas instituições de ensino hoje é vista como totalmente necessária, pois é visto que a sociedade está evoluindo e o ensino, principalmente em escolas públicas, também não deve ser deixado de lado nessa inserção tecnológica. E quando citamos inserção tecnológica não estamos apenas falando na inclusão de laboratórios de informática em todas as escolas, e sim, de incluir nas próprias salas de aula a tecnologia. Por exemplo, uso de projetores em salas de aula, disponibilidade de matéria escolar pela internet, uso de som entre outros. Isso propiciaria aulas mais dinâmicas e interessantes, onde os alunos sentiriam seem casa. E exatamente esse é o problema, muitos jovens sabem mais sobre computadores que os próprios professores, isso acontece devido ao problema dovácuo entre as geraçõesdescrito inicialmente, assim esse tipo de aula poderia reverter os papeis de mestres e alunos, gerando desordem. Pois por causa dessa grande quantidade de dados que a internet propicia, ela pode se focar no que o aluno desejar, e geralmente acaba levando a pessoa a vícios como uso apenas para diversão e socialização, dificultando os usuários a utilizarem para fins educativos, e levando estes a terem que continuar a utilizar seus livros por culpa de seus vícios virtuais. A resolução seria a especialização de professores nas áreas tecnológicas, tendo o mesmo nível tecnológico que seus alunos, impondo limites, ou seja, viu como tudo se encaixa, que geralmente os professores que atuam não pertencem às gerações atuais. Também a especialização dos pais, para poderem controlar as prioridades que os filhos têm no acesso a internet. Agora sabemos o porquê da alta resistência da inserção de tecnologia principalmente em escolas públicas onde o ensino ficou padronizado nos livros e quadro negro.

       Nossa equipe também resolveu fazer uma enquete com os alunos do Vidal Ramos Júnior de Lages sobre que tecnologias poderiam ser utilizadas nas salas de aula para tornar o ensino mais produtivo, intuitivo e interessante:
  • 24% Escolheram utilizar notebooks ou tablets
  • 21% Escolheram utilizar quadros digitais
  • 19% Escolheram ter internet gratuita dentro da sala de aula
  • 15% Escolheram ter uma nova matéria que aborde informática
  • 10% Escolheram utilizar data show ( projetor )
  • 6% Escolheram utilizar tecnologia 3D para apresentações
  • 5% Escolheram ter internet gratuita apenas nos dias programados

Agradecemos aos nossos colegas do Vidal Ramos Júnior - Lages por dividirem suas opiniões com agente, novamente a todos os leitores do blog e a toda a equipe de realizadores do desafio do conhecimento. Obrigado! 

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